HomenoticiasLimite negado, Bangladesh sofre derrota em 4 corridas. Linha DRS expõe...

Limite negado, Bangladesh sofre derrota em 4 corridas. Linha DRS expõe regra falha




A partida África do Sul x Bangladesh na Copa do Mundo T20 de 2024 acabou sendo um suspense absoluto, com os Proteas garantindo uma vitória por 4 corridas contra os Bangla Tigers na segunda-feira. Bangladesh parecia estar em uma posição forte para vencer a disputa, especialmente quando precisou de 27 corridas para atingir a meta nos últimos 4 saldos. No entanto, uma lacuna do DRS funcionou a favor da África do Sul e resultou na perda de uma fronteira do Bangladesh, o que acabou por se revelar o factor de diferença.

Tudo aconteceu no 17º final de rebatidas de Bangladesh, quando Mahmudullah e Towid Hridoy estavam no meio. A segunda bola do saldo viu Mahmudullah tentar um golpe, mas a bola atingiu suas almofadas e correu para o limite atrás dos tocos.

O árbitro levantou o dedo após forte apelo dos sul-africanos e a bola foi considerada morta. Bangladesh revisou a decisão e o DRS mostrou que a bola não teria atingido os tocos, por isso o árbitro em campo teve que reverter sua decisão.

Porém, apesar da decisão ter sido revertida, o limite não foi creditado no total de Bangladesh, pois a bola foi considerada morta após o árbitro levantar o dedo. Mesmo que o árbitro estivesse errado, a decisão de bola morta não poderia ser anulada, de acordo com as regras atuais do jogo da ICC.

Vários usuários de mídia social sugeriram que Mahmudullah foi vítima de uma lacuna no livro de regras, incluindo o ex-jogador de críquete indiano Wasim Jaffer.

“Mahmudullah foi erroneamente distribuído LBW, a bola foi para quatro byes de perna. A decisão foi revertida no DRS. Bangladesh não conseguiu as 4 corridas porque a bola está morta quando o batedor é distribuído, mesmo que de forma errada. E SA acabou vencendo o jogo por 4 corridas. Sinta-se para os fãs de Bangladesh”, postou Jaffer no X.

O que diz a regra da ICC?

Aqui está o que o livro de regras da ICC diz sobre o assunto:

3.7.1 Se após uma solicitação de Revisão do Jogador, uma decisão original de Fora for alterada para Não fora, então a bola ainda será considerada morta quando a decisão original foi tomada (conforme cláusula 20.1.1.3). O lado batedor, embora se beneficie da reversão da expulsão, não se beneficiará de quaisquer corridas que possam ter sido subsequentemente acumuladas a partir do lançamento se o árbitro em campo tivesse originalmente tomado uma decisão de não fora, exceto qualquer penalidade de bola nula que poderia surgir sob parágrafo 3.3.5 acima.

3.7.2 Se uma decisão original de Não eliminado for alterada para Fora, a bola será considerada retrospectivamente como morta a partir do momento do evento de expulsão. Todos os eventos subsequentes, incluindo quaisquer corridas marcadas, serão ignorados.

Lei 20.1.1.3 da lei Dead Ball (a lei mais importante no críquete) afirma que “um batedor é dispensado. A bola será considerada morta a partir do momento do incidente que causou a expulsão.”

Tópicos mencionados neste artigo



Fornte

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments